Quem sou eu

Minha foto
Este blog faz parte de um programa de Formação à Distância de educadores. O curso garante uma experiência diferente que foge de uma lousa. O curso ajuda na formação dos professores ao que se refere leitura e escrita, propiciando uma ampliação significativa em seus conhecimentos dentro e fora da sala de aula. Feche seus olhos. Desperte sua mente e venha viajar junto com essa turma que tem o objetivo de fazer a diferença.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Texto reflexivo - finalização do curso (Escrito por Juliana Mingorancia)

O processo pelo qual passei foi de extrema importância para minha atuação em sala de aula, a partir dos assuntos discutidos e das atividades propostas foi possível identificar que o conhecimento que carregamos dentro de nós deve ser passado de geração para geração. Tive a grande oportunidade de ler relatos de professores que dão aula há muito tempo e com isso percebi que há muita gente que faz a diferença e que acredita na educação e nos alunos, fiquei ainda mais orgulhosa de ser professora e fazer meu papel na sociedade.

A partir das práticas de leitura e escrita identifiquei algumas possibilidades de trabalhar melhor em sala de aula, os textos analisados, todos os debates, as discussões construtivas só agregaram em minha carreira profissional e serão levadas ao longo do meu caminho. As diferentes formas de identificar capacidades de leitura foi um dos melhores textos que li a respeito desse assunto, e pode ter certeza de que será um texto de cabeceira e será trabalhado seja eu ministrando aulas de Português ou Inglês.

Produzir textos para o contexto digital e compor o blog teve lá seus fatos negativos, um deles foi me sentir “só” ao criar o blog, esperava mais do meu grupo, pois não há nada mais perfeito do que um trabalhocoletivo em que todos os participantes opinem. Mesmo assim atribuí um significado importante a essa falha, identifiquei o quanto eu posso fazer a diferença, sou pró-ativa e esse termo na carreira educacional é uma das qualidades primordiais que um professor precisa carregar dentro de si. Apreciei a cada texto feito, a cada texto lido, a cada erro e a cada comentário em prol a meu crescimento profissional e pessoal. Cada experiência ali trocada me fez enxergar um brilho que eu acreditava estar escondido. Encontrei a junção de professores que gostam do que fazem, que participam e que te elogiam mesmo sem te conhecer. Encontrei humanos de verdade. Trabalhei com pessoas do bem.

Este foi o primeiro curso que participei e estou satisfeita com o aprendizado que daqui irei levar. Quero agradecer a todos que contribuíram com o meu crescimento, a todos que leram meus textos, que opinaram e os que fizeram uma crítica construtiva. Agradeço a você, Mara! Continue trabalhando para ajudar a transformar professores. Termino minha reflexão com a felicidade estampada no rosto e com a ansiedade dentro da alma, na espera de novos cursos e novos aprendizados.
 “Desejo muitas felicidades a todos nós que fazemos a diferença nessa guerra entre humanos”
 Abraços apertados e muita luz no caminho de todos.

Escrito por Juliana Mingorancia

Nenhum comentário:

Postar um comentário