Quem sou eu

Minha foto
Este blog faz parte de um programa de Formação à Distância de educadores. O curso garante uma experiência diferente que foge de uma lousa. O curso ajuda na formação dos professores ao que se refere leitura e escrita, propiciando uma ampliação significativa em seus conhecimentos dentro e fora da sala de aula. Feche seus olhos. Desperte sua mente e venha viajar junto com essa turma que tem o objetivo de fazer a diferença.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Primeiras experiências "Leitura e Escrita"





Escrito por Juliana Mingorancia Ferreira
Me lembro que na minha infância eu adorava livros com ilustrações, como não sabia ler eu mesmo inventava as histórias e saía contando por aí, nem sempre achava alguém que quisesse escutá-las, então sempre sentava no quintal da minha casa e contava as histórias para as plantinhas (estou sorrindo agora). Depois que eu aprendi a ler, com seis anos de idade, comecei a ler gibis, também. A partir daí fui criando uma relação prazerosa com os livros, e sempre contava histórias para minha irmã mais nova. Desde pequena eu era apaixonada por “palavras”, tinha um caderno que era o meu tesouro, lá eu escrevia tudo o que vinha na minha cabeça. Comecei a perceber que as palavras se encontravam e que no fim rimavam ou até mesmo causavam uma certa emoção. Foi aí que eu percebi que sabia jogar com as palavras, que as conhecia e que sabia encaixá-las formando uma poesia, um poema ou até mesmo um texto reflexivo. Desde então nunca mais esqueci das palavras, já não tenho mais o caderno (e me arrependo muito em não tê-lo), mas ainda escrevo, só que agora me infiltrei no mundo digital e desde 2009 tenho um blog. Por conta da correria não escrevi muito esse ano, mas espero voltar. Me sinto viva ao escrever e sou apaixonada pela escrita alheia. “Escrever é viver

Escrever é sentir-se livre, como se estivéssemos salvos dessa guerra entre humanos." Juliana Mingorancia






Escrito por Jacqueline Cintra Gonçalves Bosco
Ao iniciar meus pensamentos sobre minhas primeiras experiências com palavras "viajei", literalmente. Minha vontade por tais experiências iniciaram muito cedo, antes mesmo de ter idade para começar o que chamávamos na época de Pré. Me lembro que sempre perguntava para minha mãe quando eu iria para a escola, pois não via a hora desse momento. E foi com a minha mãe, sempre muito prestativa, que ainda antes de ter tal idade iniciei o contato com as palavras, me recordo agora o quão maravilhoso e significativo foram aqueles momentos que passei com ela e com meu primeiro caderno, o quão maravilhada fiquei ao conseguir com sua ajuda produzir as primeiras letras e depois meu nome. Mostrava aquelas letras soltas e meu nome escritos para meus familiares como se fosse um troféu. Ao aprender a ler a mesma pessoa que me apresentou o fantástico mundo das letras me deu meu primeiro livro " Pinóquio" e a partir de então não me desgrudei mais deles que fazem parte da minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário